top of page
WhatsApp Image 2023-05-31 at 13.07.44.jpeg

SEMINÁRIO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E SAÚDE ÚNICA– DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DA EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Objetivo: Propiciar um evento de diálogo e compartilhamento de saberes e práticas relacionados à importância das Unidades de Conservação no contexto da emergência climática e da saúde única.

​

Público: gestores e servidores de órgãos públicos; universitários; atores ligados a organizações socioambientais e demais interessados.

​

QUANDO: 29 de junho  

​

LOCAL: Faculdade de Medicina do ABC  (Av. Lauro Gomes, 2000 - Vila Sacadura Cabral - Santo André / SP).

​

HORÁRIO: 09:00- 17:00

​

PROGRAMAÇÃO:

​

8h-9h: Credenciamento e coffee break


9h – 9h30: MESA DE ABERTURA

 

9h30 – 12h30 - MESA 1: EMERGÊNCIA CLIMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM AS ÁREAS PROTEGIDAS E A SAÚDE ÚNICA


9h30 – 10h10: Emergência climática no contexto das áreas protegidas – reflexões alinhadas à saúde única

 
Palestrante 1 : Leandro Giatti
Professor associado do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Pesquisador no grupo de estudos Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados/USP e Coordenador do Programa de Pós-Graduação mestrado profissional Ambiente, Saúde e Sustentabilidade - ProASaS/USP.


10h10 – 11h10: Unidades de Conservação andreenses: serviços ecossistêmicos, gestão e contribuição à saúde única. 

 

Palestrante 2: Leandro Wada Simone (30’)
Mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Tem experiência com gestão de ecoturismo e de Unidade de Conservação. Atualmente é gerente de unidades de conservação na Prefeitura Municipal de Santo André.

Palestrante 3 : Rodrigo Romão (30’)
Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (Programa de Fisiopatologia Experimental), especialista em Gestão de Serviços Públicos de Saúde pela UNIFESP, possui graduação em Licenciatura Plena em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Atua no SEMASA em Santo André como Gerente de Controle Ambiental no Departamento de Gestão Ambiental. Atualmente é vice-Presidente do CESCO (Centro de Estudos de Saúde Coletiva) na Faculdade de Medicina do ABC.

11h10 – 11h40: Estudo de caso: Variação temporal do índice de vegetação no Parque Natural Municipal do Pedroso, Santo André – desafios à gestão ambiental

Palestrante 4: Daniel Vicente Batista (30’)
Bacharel e Licenciado em Geografia pelo Centro Universitário Fundação Santo André.  Graduado em Tecnologia em Segurança da Informação pela Fatec São Caetano do Sul. Pós Graduado em Data Science. Graduando em Ciência de Dados pela Univesp. Encarregado de Licenciamento Ambiental. Tem 21 anos de experiência no Departamento de Gestão Ambiental do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André, atuando nas áreas de Fiscalização e Controle, Educação e Mobilização, e Licenciamento Ambientais com ênfase em Georrefenciamento.

MEDIAÇÃO: Eriane Justo Luiz Savóia
Doutora em biodiversidade vegetal e meio ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo , mestre em ciências pela Faculdade de Medicina da USP, bióloga , diretora de gestão ambiental no SEMASA e professora na faculdade de medicina do ABC .

11h40 – 12h30: Diálogo com os participantes

14h – 17h - MESA 2: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: PROTEÇÃO, MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE E RISCOS EM SAÚDE 

 

14h – 14h40: Desmatamento de áreas protegidas e arboviroses – riscos à saúde única


Palestrante 1 : Gabriel Zorello Laporta
Biólogo, mestre e doutor em epidemiologia, professor e pesquisador na Faculdade de Medicina do ABC.

14h40 às 15h20: Como as informações sobre o monitoramento da biodiversidade estão ajudando na gestão e manejo das Unidades de Conservação?


Palestrante 2 : Edson Montilha
Biólogo, doutor em ecologia pela UFSCar, gerente das Unidades de Conservação da Fundação Florestal. Coordenador do Programa de Monitoramento da Biodiversidade da Fundação Florestal.  Pesquisador associado à Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal do ABC e ao IEA – Instituto de Estudos Avançados da USP.

15h20 – 16h: Emergência climática e avaliação de impacto à saúde – a relação entre ecossistemas urbanos e as áreas protegidas


Palestrante 3: Daniela Debone
Bióloga. Doutora em Mudanças Climáticas, Poluição Atmosférica e Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente, é pesquisadora no Laboratório de Economia, Saúde e Poluição Ambiental da UNIFESP.

MEDIAÇÃO: Rogério Alvarenga
Engenheiro Florestal, pós - graduado em Ciências ambientais e Mestre em Ciências pela Faculdade de Geografia da Universidade de São Paulo. Atua na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul como Engenheiro Florestal na Divisão de Desenvolvimento Ambiental do SAESA.


16h00 – 16h40: Diálogo com os participantes e encerramento


16h40 – 17h00: Coffee break

​

Emitimos Certificado!

​

Ou por meio dos telefones: (11) 4433-9050 / 4433-9051

Seminário_storie.png
bottom of page